Com estas duas disciplinas Escola,
projeto pedagógico e currículo e Seminário envolvi-me de certa forma mais a
fundo com as aprendizagens do dia-a-dia do aluno. Quando fui instigada de certa
forma a inseri-las no contexto de estudo, quando me torno sujeito da temática
principal e proponho um envolvimento com toda uma didática escolar. Por isso,
tomo como base à temática integrar da disciplina Seminário Integrador e Escola,
Projeto Pedagógico e Currículo, pois compartilham funções sociais e
educacionais. As disciplinas são responsáveis pela construção e transmissão da
informação, já que estou na fase de formação.
Existe uma integração dos
saberes dos diferentes, de uma maneira mais ampla, sob um olhar investigativo,
socializador, reflexivo e colaborativo. Com vias de contribuição para da
construção da autonomia e transformação do sujeito. Com o decorrer dos textos
no qual fiz a reflexão sobre como ter um olhar diferenciado sobre o aluno. Olhá-lo com um todo verificar a
qualidade e não quantidade de material produzido. Aprendi a aprender como
ensinar e aprender. Corroboro que a tarefa do professor não se restringe apenas
a desenvolver a competência do aluno na produção escrita, e na leitura, mas
também servir como mediador na melhoria do crescimento do aluno como um ser
humano, um cidadão que atua na sociedade em que vive.
Isso proporciona uma
melhoria nas suas relações com os demais indivíduos, possibilitando-lhe um
posicionamento crítico perante a sociedade. Algumas vivências de aprendizagens
que tenho na escola como saber a agir aprender a aprender com a realidade do
aluno, pois é aprofundado nas áreas de conhecimento e suas tecnologias em
quatro eixos fundamentais: cultura, ciência, tecnologia e trabalho enquanto
princípio educativo e torna o estudante um
ser critico e autônomo. A autonomia e a dignidade andam junta, desde que a
pessoa possua um entendimento e discernimento de ambas.
Referências
CAREGNATO, C. E. (org.) Desigualdade, diversidade e diferenças na
sociedade brasileira e no ambiente escolar. In: Unidade 2 Modulo II Curso
Aperfeiçoamento Educação para a Diversidade. Porto Alegre: Ed.
Benvenutti/UFRGS, 2010. (p.21-24) (p.33-34).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia : saberes
necessários à prática docente. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
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