sábado, 17 de novembro de 2018

Sujeitos como cidadãos sociais


         Reflexão sobre duas disciplinas que acho que suma importância para o início da licenciatura em pedagogia, corporeidade e Escola cultura e sociedade, as duas disciplinas se entrelaçam entre professor aluno professor num viés crítico e sensível. Escolhi 4 textos para elucidar a minha escolha.

Hoje passamos por diversas mudanças socioeconômicas e espaciais, desde gênero até a cultural. Que em sua maioria tem como um foco principal divisão hierárquica e suas diversas características desde físicas até as relações de poder. Quando se fala em escola, lembramos primeiramente do professor, pois trazemos a recordação eterna de alguns mestres. Quando falamos em comunidade logo, lembramo-nos do lugar do qual estamos inseridos e retiramos as vivencias culturais.
Na atualidade, percebemos diversas inadequações na educação, no qual é atribuída a escola, mas sabemos que este momento é da sociedade como um todo.
Sabemos que a educação gera uma crise de saberes, mas devemos ser perceptíveis às ações desenvolvidas tanto pelos discentes como pelos docentes isso trará grandes reformas educacionais para o país. A identidade da escola é constituída de vivências, cada indivíduo ingressada em determinado grupo social ou virtual para ser visto como grupo e não indivíduo individualista. A escola deve ser identificada como espaço desenvolvimento e de aprendizagem, ela deve se envolver nas experiências vividas pelos alunos. Isso significa considerar aspectos sociais, culturais e históricos.
Devemos nos conhecer para então termos um conhecimento sensível de como o novo é um fator de conhecimento. A territorialidade escolar pode assumir uma dimensão local e também social, quando os alunos, pais e professores fazem manifestações tanto cultural e estética dentre outras associadas, pois marca seu espaço. O homem foi criado através da intervenção humana, assim, fez-se a criação de um ser. Do qual foi programado para diversas capacidades devemos ter um olhar diferenciado para a territorialidade da sala para que assim possa dar continuidade às ações dos alunos. O questionamento a ser feito sobre a existência de um conhecimento superior dito perfeito é que estamos cada vez mais frios, mecanizados com tudo e com todos. Todas as ações tornam-se mecânicas e automáticas.
 É fundamental formar cidadãos críticos, são estes processos que norteiam a formação. Cada sociedade possui suas próprias condições, que assim recebe uma educação racional, para que se possa saber o que é adequado e inadequado para determinados momentos. Cérebro e mente, andam juntos quando se trata de aprendizagem, já que professor passa a informação para o aluno processá-la em conhecimento e assim transformá-la em conhecimento, isto é, o aprendizado humano.
            Não é possível classificar modos de ser humano e que nos faz pensar sobre o quanto ainda desconhecemos acerca de nós mesmos e, consequentemente, acerca dos OUTROS. Há uma necessidade de compreender os vários campos do conhecimento para sermos capazes de transformar o senso comum em conhecimento científico e durante todo o processo de construção.

Referências

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Sociedade, cotidiano escolar e cultura(s): uma aproximação. Educ. Soc. [online]. 2002, vol.23, n.79.
NOÉ, Alberto. A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE Os Fatores Sociais que Intervém no Processo Educativo. Publicado na Revista Avaliação Universidade de Campinas, vol. 5 nº 3 (17) ? Setembro 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia : saberes necessários à prática docente. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
Uma complexa trama transdisciplinar. In GONÇALVES; C.J.S. Corporeidade. Revisão do Conceito. Tese de Doutorado. UNIMEP. 2005

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