Reflexão sobre duas disciplinas que acho que
suma importância para o início da licenciatura em pedagogia, corporeidade e
Escola cultura e sociedade, as duas disciplinas se entrelaçam entre professor
aluno professor num viés crítico e sensível. Escolhi 4 textos para elucidar a
minha escolha.
Hoje passamos por diversas
mudanças socioeconômicas e espaciais, desde gênero até a cultural. Que em sua
maioria tem como um foco principal divisão hierárquica e suas diversas
características desde físicas até as relações de poder. Quando se fala em
escola, lembramos primeiramente do professor, pois trazemos a recordação eterna
de alguns mestres. Quando falamos em comunidade logo, lembramo-nos do lugar do
qual estamos inseridos e retiramos as vivencias culturais.
Na atualidade, percebemos
diversas inadequações na educação, no qual é atribuída a escola, mas sabemos
que este momento é da sociedade como um todo.
Sabemos que a educação gera
uma crise de saberes, mas devemos ser perceptíveis às ações desenvolvidas tanto
pelos discentes como pelos docentes isso trará grandes reformas educacionais
para o país. A identidade da escola é constituída de vivências, cada indivíduo
ingressada em determinado grupo social ou virtual para ser visto como grupo e
não indivíduo individualista. A escola deve ser identificada como espaço
desenvolvimento e de aprendizagem, ela deve se envolver nas experiências
vividas pelos alunos. Isso significa considerar aspectos sociais, culturais e
históricos.
Devemos nos conhecer para
então termos um conhecimento sensível de como o novo é um fator de
conhecimento. A territorialidade escolar pode assumir
uma dimensão local e também social, quando os alunos, pais e professores fazem
manifestações tanto cultural e estética dentre outras associadas, pois marca
seu espaço. O homem foi criado através da intervenção humana, assim, fez-se a
criação de um ser. Do qual foi programado para diversas capacidades devemos ter
um olhar diferenciado para a territorialidade da sala para que assim possa dar
continuidade às ações dos alunos. O questionamento a ser feito sobre a
existência de um conhecimento superior dito perfeito é que estamos cada vez
mais frios, mecanizados com tudo e com todos. Todas as ações tornam-se
mecânicas e automáticas.
Não é possível classificar modos de ser humano e que nos
faz pensar sobre o quanto ainda desconhecemos acerca de nós mesmos e, consequentemente,
acerca dos OUTROS. Há uma necessidade de compreender os vários campos do
conhecimento para sermos capazes de transformar o senso comum em conhecimento
científico e durante todo o processo de construção.
Referências
CANDAU, Vera Maria Ferrão.
Sociedade, cotidiano escolar e cultura(s): uma
aproximação. Educ. Soc. [online]. 2002, vol.23, n.79.
NOÉ, Alberto. A RELAÇÃO
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE Os Fatores Sociais
que Intervém no Processo Educativo. Publicado na Revista Avaliação
Universidade de Campinas, vol. 5 nº 3 (17) ? Setembro 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da
autonomia : saberes necessários à
prática docente. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
Uma complexa trama
transdisciplinar. In GONÇALVES; C.J.S. Corporeidade. Revisão do Conceito. Tese
de Doutorado. UNIMEP. 2005
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