sábado, 25 de junho de 2016

LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002.

Como não pensar na inclusão sem exclusão?

Conforme o Art. 2o Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
Esse artigo tenta aos poucos ser incluso no meio social, através da inclusão de pessoas surdas através dos serviços públicos por meio de cotas por deficiência.

Já no, Art. 3o As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor. 
Existe, mas são poucos os estabelecimentos que possuem profissionais qualificados para darem atendimento especializado aos portadores de alguma deficiência.
O Estado esta aos poucos inserindo cursos para os profissionais da educação, mas ainda não supre toda demanda que o nosso país necessita. 

Conforme o artigo 4º existe o curso, mas ainda é falho.

 Art. 4o O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente.

Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>

Narrador Onipresente ou Onisciente




http://revista.estudoshumeanos.com
    Esta semana foi trabalhado com s alunos os tipos de narradores e o que mais chamou a atenção deles foi o narrador onisciente ou onipresente, pois bem esse narrador é invisível que vê tudo que ocorre, em todos os lugares e em todos os momentos; ele não só se preocupa em dizer o que as personagens fazem ou falam, mas também traduz o que pensam e sentem.
    Dessa forma, ele tenta passar para o leitor as emoções, os pensamentos e os sentimentos das personagens. Dei o exemplo de Deus. Aula de literatura que acabou se tornando de Filosofia e Religião cm debates e questionamentos pertinentes cm a realidade de cada um.

Libras sua linda

https://cemespi.blogspot.com.br/2012/10/sai-preconceito-surdez.html
    Desde o início da disciplina de Libras comecei a investigar a nova linguagem. Língua está que me fez repensar que há possibilidade de interação e integração entre os aluno, no meu dia-a-dia não preciso usar os sinais, mas alguns sinais eu ensinei para os meus alunos ouvinte. 
    E um deles foi bem pertinente e o mais gratificante é que eles estão utilizando. A cada aula eles pedem um sinal novo, isso é muito gratificante. Sinal super usado até o momento é o do banheiro.


quinta-feira, 23 de junho de 2016

Certezas e Dúvidas



Neste primeiro momento tenho muitas dúvidas e poucas certezas porque devo procurar as certezas se as duvidas imperam ao longo da minha vida acadêmica. Certeza de uma formação adequada com uma qualificação de qualidade? ou a dúvida se conseguirei continuar a profissão ser EDUCA(dor)? é educar cm dor?

Meu objetivo não é ser um narrador observador, mas sim um intruso, onisciente e onipresente com os meus diálogos e afirmações, talvez seja o início de uma grande jornada acadêmica. Melhor fazer perguntas inteigêntes.

[...] O que está acontecendo é um movimento unilinear, vai de cá pra lá e acabou, não há volta, e nem sequer há uma demanda; o educador, de modo geral, já traz a resposta sem lhe terem perguntado nada! (Freire, Fundez, 1985)