domingo, 7 de abril de 2019

Toda criança é especial


Não saberia informar se essa postagem caberia na reflexiva ou reconstrutiva. Estava auxiliando as professoras do CAT do turno da tarde nas atividades, pois sou monitora e a vice direção pediu para que eu as auxiliasse naquele dia, já que elas estavam montando a gincana da escola e estavam pedindo diversos materiais. Num determinado momento da tarde uma das professoras me chama com uma certa exasperação. Fiquei preocupada, quando percebo ela me entrega o aluno X pela 3 vez em menos de 2 duas semanas para que eu ligasse, pois estava com dor de barriga. Mas o aluno X não estava com do de barriga, ele é um aluno que precisa de uma olhar especial. “O que fazer falar para professora? Será que ela sabe? Será que ela sabe lidar com o problema que ele tem? Será que falaram para ela? O que eu faço? Eu sou a monitora?’’
Fui na supervisora expus a situação e disse ele tem algo é melhor averiguar
Ao invés de ficar mando para casa todos os dias mais cedo para casa. A supervisora chamou a mãe para conversar, o aluno tem depressão faz uso de medicação e agora faz adaptação, ou seja, aula adaptada. Um olhar mais atento uma sensibilidade faz a diferença na prática pedagógica.









Diversidade


Na escola na qual sou monitora a gestão faz promove atividades pedagógicas uma delas é a de identificação do negro na sociedade e quais são os aspectos sociais, culturais e históricos. Quais as experiências de vida que os alunos têm para trazer para escola. Como eu não havia trabalhado no turno da noite, nem com a EJA não sabia a real realidade dos alunos que ali estavam inseridos na comunidade escolar.

Reflexão de avaliar e de se auto avaliar

https://www.google.com.br/search?rlz=1C1PRFE_enBR797BR79
No último semestre IX tenho a tomada de consciência que o ato de avaliar dos professores não é para verificar se a informação foi processada se atingimos êxito nos fóruns se colocamos a teoria em prática. O Processo de avaliar vai além que ultrapassa os limites de um simples fórum. Um exemplo: um questionamento que deve ser respondido no fórum textos prévio deve ser lido para que a questão seja respondida, não a como responder palavras soltas ou para frasear o que os colegas disseram anteriormente, pois o professor irá avaliar sobre o que você respondeu no fórum.
Sobre auto avaliação
Como é ruim se autoanalisar-se, se auto criticar-se me sinto frustrada às vezes, pois demoro um pouco para aprender determinado conteúdo. No estágio como professora/aluna o que não consegui entender procurava os autores da EJA/Alfabetização para enriquecer o meu trabalho. Tive medo me senti acuada, mas não desistir.

https://deborasilvaufrgs.blogspot.com/2017_06_18_archive.html

Projetos de aprendizagens

Débora Silva (2018)

Os projetos de aprendizagens colaboram com a autonomia e responsabilidade ao aluno nas atividades escolares. Dando ao professor a oportunidade de inovar e reinventar as práticas pedagógicas. Consegui verificar isso no estágio supervisionado quando questionei os alunos o que eles queriam fazer de diferente na aula? O que queriam aprender onde queriam ter a aula?
Para minha surpresa eles queriam conhecer os espaços da escola como a biblioteca sala de informática, pois eu já havia os levado para sala de vídeo. Então, eles queriam ter a oportunidade de ter aula nos outros espaços da escola na qual desconheciam e assim fora feita a vontade deles. Foi muito gratificante as aulas ministradas na biblioteca, pois eles ficaram mais participativos e unidos, mesmo a turma sendo muito pequena.

Professor reflexivo

https://www.google.com.br/url?sa=i&source=images&cd=&cad=rja&uact

Hoje, refletindo sobre a minha trajetória acadêmica e como professora/aluna faço uma inter-relação de que não é somente teoria e prática. E que estão alicerçadas nas mudanças do cotidiano do professor, e sim um todo, qual é esse todo. A comunidade escolar o olhar o ver o sentir a escola os alunos que ali estão. E as suas mais infinitas possibilidades de reflexão sobre cada um deles, pois são seres diferentes cm características diferentes. Talvez a reflexão a ser feita seja como construir e reconstruir uma prática diferente a cada dia para cada ser diferente.