sábado, 14 de abril de 2018

Plano de Aula para turmas de 5º anos


Conteúdos: História, Português e Artes
Eixos de trabalho: Linguagem oral e escrita, artes visuais, autonomia.
Objetivos específicos:
- Conhecer a história da Literatura Infantil Brasileira;
- Estimular a formação de leitores;
- Criar o hábito da leitura e escutar histórias;
- Registrar previamente as aventuras do Monteiro Lobato;
- Possibilitar o desenvolvimento da imaginação, oralidade e criatividade dos alunos;
- Valorizar o livro e seu conteúdo;
- Construir marcas textos ilustrados dos personagens.
Técnicas: Aula expositiva, dialogada e explicativa.
Desenvolvimento:
Contar previamente à história que originou a data 18 de Abril como dia o do livro infantil. Que através de uma lei 10.402/02 que foi instituído em 2002 registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato, apresentando sua história e seus personagens infantis. Essa atividade irá favorecer a socialização entre os alunos e a interação da linguagem oral o brincar a arte em si na produção de marcas textos. Além do contexto histórico ressaltando o Sítio do Pica pau amarelo e sua famosa boneca de pano Emília.
Logo depois da história relatada, registrar no quadro uma prévia da conversa. Explorando com figuras dos personagens, através da aula dispositiva, mostrando os personagens e seus nomes respectivamente.
Como culminância construir com a escolha dos alunos um personagem para confeccionar um marca texto, incentivando a leitura.
Duração: 1 Semana
Recursos: Gravuras, lápis de cor, hidrocor, Muc e papel cartão, cola, tesoura, borracha, livros e revistas, giz de cera, folha A4 e papel cartaz.
Avaliação: São considerados os seguintes aspectos:
Participação; Interesse; trabalho e grupos; atividades escritas.
Conforme LDB 9394 art. 24
V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:
a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;
Parágrafo único. Cabe ao respectivo sistema de ensino, à vista das condições disponíveis e das características regionais e locais, estabelecer parâmetro para atendimento do disposto neste artigo.

Referências
Lei. Dia Nacional do Livro Infantil Lei nº 10.402/02.


sexta-feira, 13 de abril de 2018

Vygotsky X Piaget


Vygotsky, postula que o desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento, assim privilegia o ambiente social. 
https://www.google.com.br/search?rlz=1C1PRFC_pt-BRBR781B
Já Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensórios motores e não dá linguagem.

domingo, 8 de abril de 2018



 
Hoje as tecnologias estão a nosso favor, devemos ter a incumbência de como usá-las nos mais diversos espaços escolares. Comênio foi considerado e é até hoje o primeiro nome moderno da educação, através do modelo pedagógico ensinar "tudo a todos". E s professores da nossa atual conjuntura estão dispostos ensinar tudo a todos sem distinguir classe social, cultural e ideológica? Ainda temos que estudar muito e mudar diversos conceitos que nos permeiam.