Carinho e reconhecimento sempre
ficarão na memória. O profissionalismo são o comprometimento na educação. Hoje eu sou grata a todos. Pedagogia/PEAD UFRGS
sábado, 17 de novembro de 2018
"Maquinaria em tempos modernos"
Reflexão a cerca da maquinaria escolar nos elucidada que
ainda estamos presos a velhos (pre)conceitos, a novidade das virtualidades
pedagógicas das ações coletivas que vêm do lado de lá é que se contrapõem
radicalmente às dicotomias, às linhas abissais que os jogaram no lado de lá
como sem lei, sem conhecimento, sem validade, sem existência, sem humanidade e
por isso sem território, sem-terra, sem espaço, sem vida, sem cultura.
Vale
ressaltar que a oportunidade de participar de uma democracia é de extrema
importância para todos, que visam o constante aprimoramento de uma sociedade justa
e igualitária que tem por melhorar o seu desenvolvimento. Em
diversos discursos elucidamos que o indivíduo é um ser dotado de ética e
moralidade que se revela no seu modo de ser e caráter, do qual mostra as
qualidades boas e más juntos com seus atos e que cabe a cada indivíduo
respeitar os valores éticos presentes na sociedade e em quaisquer outros seres
humanos que prime por ela. Sem estes valores as leis na teriam valor algum para
sociedade e seriam apenas letras escritas em papeis, lutamos para que a
sociedade continue sendo igualitária e democrática para todos.
A sociedade compartilha
funções sociais e educacionais, ela é responsável pela construção e transmissão
do conhecimento. A imensa diversidade sociocultural do Brasil é acompanhada de
diversas ramificações nas cidades as múltiplas sociedades, em cada uma delas
existem uma imensa diversidade sociocultural dentro do Brasil. A sociedade está
se modificando e não se apresenta mais com aquele sólido e estruturado modelo. Esta
em constante modificação desde a sua criação, concebida por uma sociedade que
dita alguma cultura ao longo da sua globalização e evolução, e que inicialmente
impunha uma cultura predominante dentro das escolas. Observa-se uma atualização
entre escola e sociedade e essas andam em concomitância.
Dessa
forma a escola democrática que usa como vias a democracia direta dá ao indivíduo
a forma mais digna de participação e organização direta de qualquer processo
que o Estado venha a tomar como importante no meio escolar.
Referências
BATISTA, Chaves Neusa. O Estado moderno: da gestão
patrimonialista à gestão Democrática.
Infâncias num mundo líquido
Escolho as disciplinas Desenvolvimento
e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I, Infância(s) de 0 a 10 Anos para
elencar a minha reflexão de aprendizagem. Atenta as novas vivências e com mais
experiência percebo e reflito que a escola é responsável por oportunizar as
resoluções de problemas em questão das identidades que fomenta e contribui com
a perpetuação de preconceitos e tabus dos mais variados formatos racial,
sexual, religioso, econômico-social. Hoje, trabalhando mais diretamente com a
gestão da escola percebo que a escola eventualmente vai além dos espaços
escolares. O aprender não se restringe apenas na escola e sim fora dela também,
pois exige pesquisa, o educador como pesquisador traz a curiosidade para o educando para que assim tenha o
entendimento dos conhecimentos adquiridos para que os faça relação do mundo sua
realidade social, pessoal e cidadã. Muitos pais se questionam o que seu filho será
no futuro ou já faz uma projeção do que serão sem ao menos estarem presentes na
vida de seus filhos. Chamo isso de as crenças modernas no progresso humano e em
melhorias sociais estariam sendo abaladas pelas configurações do próprio mundo.
Há diversos grupos que buscam compreender as especificidades do que é ser/estar
em um ambiente escolar, dessa forma há diferentes realidades sociais,
educacionais e culturais, e as diversas formas como as pessoas vivenciam as
suas condições e como se relacionam. Com o passar dos
anos a palavra infância foi delineando-se em diversos campos, hoje há inúmeras
infâncias que se transformam a todo instante. Para isso temos o embasamento do
estatuto da Criança e adolescente.
Creio que as crianças não
estão mais brincando, pois observo isso na escola no qual as tecnologias estão
presentes no seu cotidiano. Elucido que o brincar é da essência do ser humano, o
professor deve ter o fundamento e o potencial do brincar, assim ele tem o
desafio de compreender e estimular as brincadeiras todo potencial dos alunos,
pois assim só o conhecimento do pensamento e da criatividade estará sendo
exploradas e permitirá o seu desenvolvimento. Com a elaboração das brincadeiras
há aulas mais atrativas do que somente as expositivas dialogadas que por
diversas vezes torna-se um monologo. Ele oportuniza ao aluno aulas mais
participativas os alunos serão menos apáticos.
Ferreiro (2008) informa que a
arte é a forma de construir conhecimento, que é uma atividade que envolve
inteligência e sensibilidade, mas que influi construção do conhecimento em
especial à construção da escrita. Então existe infinitas possibilidade de se
aprender desde o desenho até a escrita por si só. Para isso os ensinamentos de Ferreiro
tornou-se uma espécie de referência para o nosso ensino, que após algum tempo
passamos por chamar construtivismo.
Referências
BORGES,
Camila Bettim; CUNHA Susana Rangel Vieira da. Retratos de uma infância contemporânea: os bebês nos artefatos
visuais. Textura, v. 17, n. 34, p. 99-111, 2015.
FERREIRO,
Emília. Alfabetização e cultura
Disponível em<escritahttps://www.ufrgs.br/psicoeduc/piaget/emilia-ferreiro-alfabetizacao-e-cultura-escrita/>
acesso 01 Out 2018.
____
Emília. Alfabetização em processo.
Editora Cortez.
FREIRE,
Paulo. Pedagogia da Indignação:
cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. UNESP, 2000.
KIRCHOF,
Edgar; BONIN, Iara, SILVEIRA, Rosa Hessel. A
diferença étnico-racial em livros brasileiros para crianças: análise de
três tendências. contemporâneas. Revista Eletrônica de Educação, v.
9, n. 2, p. 389-412, 2015.
SARMENTO,
Manuel Jacinto. As culturas da
infância nas encruzilhadas da 2ª
Modernidade. Braga: Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho,
2003.
Aprender a aprender no 1º semestre do curso de Pedagogia
Com estas duas disciplinas Escola,
projeto pedagógico e currículo e Seminário envolvi-me de certa forma mais a
fundo com as aprendizagens do dia-a-dia do aluno. Quando fui instigada de certa
forma a inseri-las no contexto de estudo, quando me torno sujeito da temática
principal e proponho um envolvimento com toda uma didática escolar. Por isso,
tomo como base à temática integrar da disciplina Seminário Integrador e Escola,
Projeto Pedagógico e Currículo, pois compartilham funções sociais e
educacionais. As disciplinas são responsáveis pela construção e transmissão da
informação, já que estou na fase de formação.
Existe uma integração dos
saberes dos diferentes, de uma maneira mais ampla, sob um olhar investigativo,
socializador, reflexivo e colaborativo. Com vias de contribuição para da
construção da autonomia e transformação do sujeito. Com o decorrer dos textos
no qual fiz a reflexão sobre como ter um olhar diferenciado sobre o aluno. Olhá-lo com um todo verificar a
qualidade e não quantidade de material produzido. Aprendi a aprender como
ensinar e aprender. Corroboro que a tarefa do professor não se restringe apenas
a desenvolver a competência do aluno na produção escrita, e na leitura, mas
também servir como mediador na melhoria do crescimento do aluno como um ser
humano, um cidadão que atua na sociedade em que vive.
Isso proporciona uma
melhoria nas suas relações com os demais indivíduos, possibilitando-lhe um
posicionamento crítico perante a sociedade. Algumas vivências de aprendizagens
que tenho na escola como saber a agir aprender a aprender com a realidade do
aluno, pois é aprofundado nas áreas de conhecimento e suas tecnologias em
quatro eixos fundamentais: cultura, ciência, tecnologia e trabalho enquanto
princípio educativo e torna o estudante um
ser critico e autônomo. A autonomia e a dignidade andam junta, desde que a
pessoa possua um entendimento e discernimento de ambas.
Referências
CAREGNATO, C. E. (org.) Desigualdade, diversidade e diferenças na
sociedade brasileira e no ambiente escolar. In: Unidade 2 Modulo II Curso
Aperfeiçoamento Educação para a Diversidade. Porto Alegre: Ed.
Benvenutti/UFRGS, 2010. (p.21-24) (p.33-34).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia : saberes
necessários à prática docente. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
Sujeitos como cidadãos sociais
Reflexão sobre duas disciplinas que acho que
suma importância para o início da licenciatura em pedagogia, corporeidade e
Escola cultura e sociedade, as duas disciplinas se entrelaçam entre professor
aluno professor num viés crítico e sensível. Escolhi 4 textos para elucidar a
minha escolha.
Hoje passamos por diversas
mudanças socioeconômicas e espaciais, desde gênero até a cultural. Que em sua
maioria tem como um foco principal divisão hierárquica e suas diversas
características desde físicas até as relações de poder. Quando se fala em
escola, lembramos primeiramente do professor, pois trazemos a recordação eterna
de alguns mestres. Quando falamos em comunidade logo, lembramo-nos do lugar do
qual estamos inseridos e retiramos as vivencias culturais.
Na atualidade, percebemos
diversas inadequações na educação, no qual é atribuída a escola, mas sabemos
que este momento é da sociedade como um todo.
Sabemos que a educação gera
uma crise de saberes, mas devemos ser perceptíveis às ações desenvolvidas tanto
pelos discentes como pelos docentes isso trará grandes reformas educacionais
para o país. A identidade da escola é constituída de vivências, cada indivíduo
ingressada em determinado grupo social ou virtual para ser visto como grupo e
não indivíduo individualista. A escola deve ser identificada como espaço
desenvolvimento e de aprendizagem, ela deve se envolver nas experiências
vividas pelos alunos. Isso significa considerar aspectos sociais, culturais e
históricos.
Devemos nos conhecer para
então termos um conhecimento sensível de como o novo é um fator de
conhecimento. A territorialidade escolar pode assumir
uma dimensão local e também social, quando os alunos, pais e professores fazem
manifestações tanto cultural e estética dentre outras associadas, pois marca
seu espaço. O homem foi criado através da intervenção humana, assim, fez-se a
criação de um ser. Do qual foi programado para diversas capacidades devemos ter
um olhar diferenciado para a territorialidade da sala para que assim possa dar
continuidade às ações dos alunos. O questionamento a ser feito sobre a
existência de um conhecimento superior dito perfeito é que estamos cada vez
mais frios, mecanizados com tudo e com todos. Todas as ações tornam-se
mecânicas e automáticas.
Não é possível classificar modos de ser humano e que nos
faz pensar sobre o quanto ainda desconhecemos acerca de nós mesmos e, consequentemente,
acerca dos OUTROS. Há uma necessidade de compreender os vários campos do
conhecimento para sermos capazes de transformar o senso comum em conhecimento
científico e durante todo o processo de construção.
Referências
CANDAU, Vera Maria Ferrão.
Sociedade, cotidiano escolar e cultura(s): uma
aproximação. Educ. Soc. [online]. 2002, vol.23, n.79.
NOÉ, Alberto. A RELAÇÃO
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE Os Fatores Sociais
que Intervém no Processo Educativo. Publicado na Revista Avaliação
Universidade de Campinas, vol. 5 nº 3 (17) ? Setembro 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da
autonomia : saberes necessários à
prática docente. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
Uma complexa trama
transdisciplinar. In GONÇALVES; C.J.S. Corporeidade. Revisão do Conceito. Tese
de Doutorado. UNIMEP. 2005
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