As atividades lúdicas são excelentes para o
processo de socialização desenvolve a cidadania. Assim o esconde esconde
consiste em adquirir habilidades essenciais no processo de alfabetização
melhorando a atenção e a concentração. Dentre as brincadeiras realizadas pelas
crianças, na faixa etária dos dois aos sete anos, o faz-de conta é a que mais
desperta o interesse dentre elas.
domingo, 24 de abril de 2016
Jogos
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Exemplos de jogos
Jogos de exercício: (0 a 2 anos) ações com um
objeto período sensório-motor. Exemplos: Esconde e mostra, tapa e esconde objeto.
“achei”
Jogos simbólicos: (2 a 7 anos) é na
utilização de símbolos ou imitação para com as brincadeiras. Imita o mundo
adulto.
Exemplos: Quando a criança fica fantasiada ou
brinca de uma profissão, dança ao som de uma música, carrinhos, bonecas.
Jogos de regras: (A partir dos 7 anos) jogos
de regras.
Exemplos: jogo educativo pular amarelinha e
jogo de cartas.
O brincar nesse período torna-se a principal
atividade da criança, pois através dele a mesma irá desenvolver sua
aprendizagem construindo um paralelo com a realidade que a cerca. Então o
brincar é a atividade própria da criança, cheia de sentido para ela, através da
qual consegue desenvolver suas capacidades de adaptação e de interação,
conquistando assim sua autonomia.
Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo da
criança ocorre por meio dos estágios sensório-motor, pré-operatório, operatório
concreto e operatório formal. O estágio pré-operatório é denominado pelo autor
como a fase em que surgem as condutas de representação ou manifestações da
função simbólica. A função simbólica consiste na capacidade que
a criança adquire de diferenciar significantes e significados. Por meio de
suas manifestações, a criança torna-se capaz de representar um significado
(objeto, acontecimento) através de um significante diferenciado e apropriado
para essa representação. Dessa forma, a criança de dois a sete anos,
aproximadamente, passa a contar com a possibilidade de representar as ações, as
situações e os fatos da vida dela, ao manifestá-las por meio da construção da
imagem mental, imitação diferida, jogo simbólico, linguagem e desenho (condutas
de representação). Ao jogar simbolicamente ou imaginar e imitar,
a criança cria um mundo em que não existem sanções, coações, normas e regras,
provenientes do mundo dos adultos, o que possibilita a ela transformar a
realidade com o objetivo de atender as suas necessidades e desejos.
Evidencia-se, assim, a importância da função simbólica como um meio que permite
à criança expressar seus desejos, conflitos, etc. e adaptar-se gradativamente
ao meio em que vive.
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