domingo, 24 de abril de 2016

Jogos II

As atividades lúdicas são excelentes para o processo de socialização desenvolve a cidadania. Assim o esconde esconde consiste em adquirir habilidades essenciais no processo de alfabetização melhorando a atenção e a concentração. Dentre as brincadeiras realizadas pelas crianças, na faixa etária dos dois aos sete anos, o faz-de conta é a que mais desperta o interesse dentre elas. 

Jogos

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Exemplos de jogos 
Jogos de exercício: (0 a 2 anos) ações com um objeto período sensório-motor. Exemplos: Esconde e mostra, tapa e esconde objeto. “achei”
 Jogos simbólicos: (2 a 7 anos) é na utilização de símbolos ou imitação para com as brincadeiras. Imita o mundo adulto.
Exemplos: Quando a criança fica fantasiada ou brinca de uma profissão, dança ao som de uma música, carrinhos, bonecas.
 Jogos de regras: (A partir dos 7 anos) jogos de regras.

Exemplos: jogo educativo pular amarelinha e jogo de cartas. 

O brincar nesse período torna-se a principal atividade da criança, pois através dele a mesma irá desenvolver sua aprendizagem construindo um paralelo com a realidade que a cerca. Então o brincar é a atividade própria da criança, cheia de sentido para ela, através da qual consegue desenvolver suas capacidades de adaptação e de interação, conquistando assim sua autonomia.
Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo da criança ocorre por meio dos estágios sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. O estágio pré-operatório é denominado pelo autor como a fase em que surgem as condutas de representação ou manifestações da função simbólica. A função simbólica consiste na capacidade que a criança adquire de diferenciar significantes e significados. Por meio de suas manifestações, a criança torna-se capaz de representar um significado (objeto, acontecimento) através de um significante diferenciado e apropriado para essa representação. Dessa forma, a criança de dois a sete anos, aproximadamente, passa a contar com a possibilidade de representar as ações, as situações e os fatos da vida dela, ao manifestá-las por meio da construção da imagem mental, imitação diferida, jogo simbólico, linguagem e desenho (condutas de representação). Ao jogar simbolicamente ou imaginar e imitar, a criança cria um mundo em que não existem sanções, coações, normas e regras, provenientes do mundo dos adultos, o que possibilita a ela transformar a realidade com o objetivo de atender as suas necessidades e desejos. Evidencia-se, assim, a importância da função simbólica como um meio que permite à criança expressar seus desejos, conflitos, etc. e adaptar-se gradativamente ao meio em que vive.