segunda-feira, 17 de abril de 2017

Reflexão aula de literatura

https://www.google.com.br/search?q=leitura&rlz=1C1PRFC
Numa das aulas de literatura da semana passada fiz a seguinte reflexão qual seria a motivação para desenvolver o habito da leitura para os meus alunos do terceiro do ensino médio? Os observei, e perguntei o que eles gostavam de ler. Assim comecei a analisar sobre as diversas possibilidades de leitura que eu poderia dar a eles. Com a nossa conversa deixei uma leitura livre para eles tenham  gosto pela leitura. Após a leitura livre eles têm que apresentar, encenar, filmar, eles podem fazer que quiserem desde que apresentem os resultados da leitura. 
Por fim eles farão uma auto-avaliação desse processo de aprendizagem. Espero estar sendo ativa nessa formação do conhecimento dos meus alunos.

domingo, 16 de abril de 2017

Prática e Teoria

https://www.google.com.br/search?q=praticas
Faço uma reflexão sobre as minhas práticas pedagógicas, a mais ou menos três anos na escola onde leciono trabalha com trabalho de conclusão de ensino médio (TCC), no qual o aluno escolhe um professor orientador e um tema no qual o desenvolve. 
Inicialmente achei desafiadora a proposta da escola e ao longo das orientações desenvolvidas vi os resultados de aprendizagem que se diferenciarem. Alguns trabalhos muito bons com conceito satisfatório e outros com conceito restritos pelo fato de plagiarem as pesquisas.
Percebi que esses trabalhos eram diferentes do planos de ensino que eu havia formulado, o aluno tem uma motivação maior quando é ele quem escolhe o tema porque ele explora as suas descobertas e eu como professora sou a coautora e não a autora dessa descoberta.
Logo, fui desafia com o novo e os meus alunos foram desafiados e tornaram-se pesquisadores. A socialização destes trabalhos culminava numa apresentação final cujo resultado é de um processo autônomo e eles aprendem nesse novo processo com novas descobertas e com pesquisas inovadoras.
Hoje, tenho uma satisfação em dizer que eu fiz parte desse aprendizado que me ensinou a aprender a aprender.