sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

A escola é responsável pela prática, e oportuniza as resoluções de problemas em questão das identidades que fomenta e contribui com a perpetuação de preconceitos e tabus dos mais variados formatos racial, sexual, religioso, econômico-social. O aprender exige pesquisa, o educador como pesquisador traz a curiosidade para o educando para que assim tenha o entendimento dos conhecimentos adquiridos para que os faça relação do mundo sua realidade social, pessoal e cidadã. 
Fonte: https://www.google.com.br/search?q=escola&rlz=1C1FLDB_enBR532BR532&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjXgre9uOXJAhWBDJAKHe6uC_YQ_AUICCgC&biw=1024&bih=606#tbm=isch&q=escola+de+periferia&imgrc=fZ2gKZJtz8-BFM%3A


A Professora Zita Possamai que ministra a disciplina de escolarização me fez lembrar o primeiro semestre com as palavras-chaves: evocação, social, sentidos e imagético. Porque desta lembrança, pois a memória é construída o tempo todo, assim, como a memória individual que a todo instante muda. Hoje cabe a nós professores fazermos as relações necessárias para que se interliguem e o processo de ensino-aprendizagem e que ele aconteça.

Na sua maioria o foco principal é a divisão hierárquica e suas diversas características desde físicas até as relações de poder. Assim a territorialidade pode assumir uma dimensão local e também social, quando os alunos, pais e professores fazem manifestações tanto cultural e estética dentre outras associadas, pois marca seu espaço assim é. O indivíduo mostra sua identidade cultural e política ao mesmo tempo, fazendo assim uma projeção do território do qual esta inserido.
Fonte:https://www.google.com.br/search?q=memorias&rlz=1C1FLDB_enBR532BR532&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiR4IG-t-XJAhWCiJAKHUQuDmUQ_AUICCgC&biw=1024&bih=649#tbm=isch&q=memorias+escolar&imgrc=TL-e8mHWCDm6oM%3A

Emilia Ferreiro


Emilia Ferreiro afirma que a arte é a forma de construir conhecimento, que é uma atividade que envolve inteligência e sensibilidade, mas que influi construção do conhecimento em especial à construção da escrita. Então existe infinitas possibilidade de se aprender desde o desenho até a escrita por si só. Ferreiro atribui à escrita como papel de figuração da linguagem oral como processo de alfabetização de níveis sobre a escrita e para Piaget é compreendido como pensamento no qual faz a estruturação do objeto e do sujeito com a totalidade do ser a transformação.



Fonte: https://www.google.com.br/search?q=emilia+ferreiro&rlz=1C1FLDB_enBR532BR532&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiF-IuPt-XJAhVFi5AKHYJ0D_EQ_AUICCgC&biw=1024&bih=606#imgrc=8FYDnm91K0-28M%3A

Infâncias

Infâncias ministrada pela professora Fabiana Marcelo, a infância é um universo bastante distinto. Que se entende, ou melhor, compreende por infância o que se produz dela através da cultura. Existem várias formas de se viver as infâncias a que advém do produto cultural e ou social. Com o passar dos anos a palavra infância foi delineando-se em diversos campos, hoje há inúmeras infâncias que se transformam a todo instante.

Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (1996), a criança é dotada de direitos que merece respeito e dignidade, deve ser preservada sua integridade física e emocional. Então o conceito de infância muda conforme a cultura, meio social e até tempo histórico.

Fonte https://catraquinha.catracalivre.com.br/brasil/tag/projeto-infancias/

Psicologia I

A disciplina psicologia I da professora Luciane Corte Real, percebi o quanto é importante verificar os estudos do psíquico humano, assim conseguir perceber o que acontece com os alunos o porquê tem dificuldade em determinados assuntos ou a sua negativa em fazer determinadas atividades. Na perspectiva pessoal e profissional percebi quão importante foram os fóruns, pois a partir deles percebi o quanto tenho que melhorar as minhas relações pessoais e interpessoais porque a cada fórum é algo inovador que vai surgindo questões que te tiram da zona de conforto. No âmbito educacional e a forma de ver a escola percebi o porquê determinados alunos se manifestam de formas diferentes.
Fonte: http://aprendereintervir.blogspot.com.br/2015/10/freud-e-psicanalise.html

O tempo passou

Com o transcorrer do curso percebi que os diversos textos lidos foram de extrema importância. Na minha vida pessoal a informação foi passada e esta sendo processada no decorrer do semestre, no profissional estou transformando-a em conhecimento e no social ela esta em constante processo para se tornar em sabedoria. 
Fonte: 

https://www.google.com.br/search?q=vida+passa&rlz=1C1FLDB_enBR532BR532&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiGsKnJtOXJAhUBQZAKHQeRDNoQ_AUIBygB&biw=1024&bih=649#imgrc=fCriMUoeXviL_M%3A