Onde esta a minhoquinha, jogo que ajuda na coordenação motora das crianças e no seu desenvolvimento psicomotor, achar a minhoquinha não é tarefa fácil, mas é muito divertida.
Objetivo
geral
Incentivar os alunos a terem coordenação
motora.
COMPETÊNCIAS:
·Verificar a coordenação motora;
·Compreender os movimentos das mãos.
HABILIDADES:
·Reconhecer onde o objeto esta escondido;
·Saber reconhecer e utilizar os movimentos das
mãos;
·Compreender as peculiaridades de das
variantes linguísticas;
·Introduzir jogos;
·Entender como é a estrutura a brincadeira;
·Saber utilizar as mãos e o visual.
METODOLOGIA
Será utilizado
três copos devidamente forrados uma minhoca de plástico a superfície deve ser
lisa para que a brincadeira ocorra. A minhoquinha será colocada em baixo de um
dos copos e será solicitado a criança para que ache-a. Enquanto os copos são
trocados deverá ser cantada “onde esta a minhoquinha, onde ela se escondeu,
quem vai conseguir achá-la...”
O projeto na escola incentiva os alunos a terem uma postura crítica e serem cidadãos atuantes na sociedade em que vivem, pois é através da leitura e análise da sua realidade e da comunicação efetiva, seja oral ou escrita. Com as aulas de Seminário Integrador percebi o quão é importante pesquisar, argumentar, fundamentar as certezas e dúvidas. Assim a pesquisa cientifica objetiva fundamentalmente contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores, sendo sistematicamente planejada e executada segundo rigorosos critérios de processamento das informações.
Na escola a pesquisa científica s´se realizará se tiver como objetivo a investigação planejada, tendo assim a produção científicas. "aluns autônomos e pensantes".
Então trabalhar música com os alunos é ver toda uma história o seu contexto social, observar que realmente eles gostam de cantar e assim articular junto a matéria. O passado e o presente se encaixam... tudo na vida passa, mas a música ai de ficar.
Cálice
Criolo
Como ir pro trabalho sem levar um tiro Voltar pra casa sem levar um tiro Se as três da matina tem alguém que frita E é capaz de tudo pra manter sua brisa Os saraus tiveram que invadir os botecos Pois biblioteca não era lugar de poesia Biblioteca tinha que ter silêncio, E uma gente que se acha assim muito sabida
Há preconceito com o nordestino Há preconceito com o homem negro Há preconceito com o analfabeto Mas não há preconceito se um dos três for rico, pai.
A ditadura segue meu amigo Milton A repressão segue meu amigo Chico Me chamam Criolo e o meu berço é o rap
Mas não existe fronteira pra minha poesia, pai. Afasta de mim a biqueira, pai Afasta de mim as biate, pai Afasta de mim a cocaine, pai Pois na quebrada escorre sangue,pai.
Pai Afasta de mim a biqueira, pai Afasta de mim as biate, pai Afasta de mim a coqueine, pai. Pois na quebrada escorre sangue.
Cálice
Chico Buarque
Compositor: Gilberto Gil/Chico Buarque
Pai, afasta de mim esse cálice Pai, afasta de mim esse cálice Pai, afasta de mim esse cálice De vinho tinto de sangue
Como beber dessa bebida amarga Tragar a dor, engolir a labuta Mesmo calada a boca, resta o peito Silêncio na cidade não se escuta De que me vale ser filho da santa Melhor seria ser filho da outra Outra realidade menos morta Tanta mentira, tanta força bruta
Como é difícil acordar calado Se na calada da noite eu me dano Quero lançar um grito desumano Que é uma maneira de ser escutado Esse silêncio todo me atordoa Atordoado eu permaneço atento Na arquibancada pra a qualquer momento Ver emergir o monstro da lagoa
De muito gorda a porca já não anda De muito usada a faca já não corta Como é difícil, pai, abrir a porta Essa palavra presa na garganta Esse pileque homérico no mundo De que adianta ter boa vontade Mesmo calado o peito, resta a cuca Dos bêbados do centro da cidade
Talvez o mundo não seja pequeno Nem seja a vida um fato consumado Quero inventar o meu próprio pecado Quero morrer do meu próprio veneno Quero perder de vez tua cabeça Minha cabeça perder teu juízo Quero cheirar fumaça de óleo diesel Me embriagar até que alguém me esqueça