quinta-feira, 5 de maio de 2016

Libras

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Desde 1988, a Constituição Federal Brasileira define como um dos princípios para o ensino “a igualdade de condições de acesso e permanência na escola” (artigo 206, inciso I) e preconiza o “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino” (artigo 208). 
Esses dispositivos foram reforçados por outros documentos como o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, 19 Lei 8069 de 1990, em seu artigo 53 (inciso I) e artigo 54 (inciso III), a Declaração de Salamanca de 1994; e a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, Lei 9394 de 1996. 
A LDBEN 9394/96 estabelece que os sistemas de ensino assegurem aos educandos com necessidades especiais: “currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica para atender as suas necessidades” (artigo 59, inciso I). Estabelece também que os sistemas de ensino assegurem a esses educandos “professores com especialização adequada em nível médio ou superior para atendimento especializado, bem como professores de ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns” (artigo 59, inciso III).


Literatura e diversidade

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A literatura requer de nós certos sentimentos de contrariedade e de desaprovação ou de afinidade, tornar-se então apenas a segunda melhor opção uma maneira de lidar com condutas sem as quais estaríamos em uma melhor situação, mas que não são, infelizmente, elimináveis. Por que, não dar valor a literatura? São perceptíveis as atitudes das pessoas tolerantes e intolerantes referente a diversidade. Então, quando relacionamos à liberdade de expressão vinculamos as propagandas e as literaturas que muitas vezes apresentam um contexto sociocultural da sociedade a que é a realidade de uma sociedade. 

Navio Negreiro Castro Alves

É possível afirmar que a população brasileira vem de uma miscigenação dos primeiros habitantes do continente africano. A pobreza e a desigualdade limitam o acesso à educação do cidadão, gerando altos índices de misérias que, por sua vez, leva a uma crise econômica. Jovens que abandonam muito cedo os estudos e começam a trabalhar antes dos 18 anos elevam esse índice excludente, meninas que já são mães antes mesmo de completarem 15 anos mostram, em porcentuais, uma taxa de mortalidade que fica em evidência. Percebe-se que o grupo que sofre maior exclusão são os indígenas e os negros. O tratamento é desigual referente à oferta educacional, pois estamos vivenciando um Apartheid no meio educacional, visto que as oportunidades são oferecidas, mas os grupos seletos não diminuíram, e a escola não teve um eixo norteador para igualar esta diferença.
Devemos mudar os conceitos e fazer com que não haja esta separação as minorias, deve-se combatê-las, só assim estaremos mudando e garantindo uma educação igualitária a todos os cidadãos.

Vai ter recreio...vai ter merenda...

Vai ter recreio sim... vai ter merenda sim...


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Com a atual conjuntura brasileira, percebo tantos deslises dos nossos (des)governos. Sim, vai ter recreio, pois brincar faz parte da aula da aprendizagem da criança e sim irá ter merenda também, pois todos tem direito a alimentação de qualidade na escola.
Faço essa postagem pelos acontecimentos do nosso PAÍS. http://educacao.uol.com.br/noticias/2016/03/01/pm-retira-a-forca-estudantes-que-pediam-cpi-da-mafia-da-merenda-na-alesp.htm. E sobre a aula de ludicidade sobre o fim do recreio https://www.youtube.com/watch?v=t0s1mGQxhAI&feature=youtu.be.
E as duas são bem pertinentes a nossa atualidade

Interdisciplinariedade

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O curso de pedagogia oferecida pela UFRGS vem oferecendo formação de qualidade aos professores, vem ganhando amplitude, principalmente pela relação direta com a escolarização básica. Quanto melhor se compreende o desenvolvimento das disciplinas melhor o profissional de modula e se qualifica, e as formações continuadas são de suma importância para os professores. Porque as aprendizagens são de qualidade para as crianças, jovens e adultos. Assim, o Seminário integrador do curso de pedagogia tem um princípio que é a interação de um todo, que rejeita a redução do conhecimento, que contribui para um trabalho interdisciplinar, rompendo com a comparti mentalização e fragmentação entre/nas disciplinas.