As principais Teorias da
Aprendizagem são as associacionistas, comportamentalista, de condicionamento,
de estímulo–resposta com os principais autores: Pavlov, Watson, Thorndike e Skinner.
Os seus principais aspectos são comportamento humano que compunha-se
inteiramente de impulsos fisiológicos, a importância da, atribuem imenso poder
ao ambiente, o homem como produto do meio. No meu primeiro ano de magistério eu
era skineriana, pois acredita que poderia manipular os elementos do ambiente (estímulos)
o comportamento, através da transmissão de conhecimentos e a capacitação
técnica por meio de competências e habilidades. As avaliações eram classificatórias
e quantitativas cumulativas hoje são qualitativas.
https://www.google.com.br/search?q=teorias+da+apr |
Temos a teoria de Piaget
(1896-1980) que estudou o desenvolvimento mental humano e relacionou-o à
aprendizagem, em quatro períodos: Período Sensório motor: do nascimento aos 2
anos, aproximadamente, etapa básica manipulativa inteligência trabalha através
dos simbólicos e das. Pré-operatório ou Simbólico ou Indutivo : 2 aos 7 anos, instrumental
básica há o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização. Período
Operatório Concreto: 7 aos 11 aos, construção das operações as possibilidades
intelectuais do período. Período Operatório Lógico Formal ou Abstrato: dos 12 aos
16 anos em diante, em que acaba a construção de estruturas intelectuais Já para
Vygotsky, a aprendizagem: está em função da comunicação e do desenvolvimento.