domingo, 10 de setembro de 2017

Teorias da Aprendizagens

As principais Teorias da Aprendizagem são as associacionistas, comportamentalista, de condicionamento, de estímulo–resposta com os principais autores: Pavlov, Watson, Thorndike e Skinner. Os seus principais aspectos são comportamento humano que compunha-se inteiramente de impulsos fisiológicos, a importância da, atribuem imenso poder ao ambiente, o homem como produto do meio. No meu primeiro ano de magistério eu era skineriana, pois acredita que poderia manipular os elementos do ambiente (estímulos) o comportamento, através da transmissão de conhecimentos e a capacitação técnica por meio de competências e habilidades. As avaliações eram classificatórias e quantitativas cumulativas hoje são qualitativas.

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Temos a teoria de Piaget (1896-1980) que estudou o desenvolvimento mental humano e relacionou-o à aprendizagem, em quatro períodos: Período Sensório motor: do nascimento aos 2 anos, aproximadamente, etapa básica manipulativa inteligência trabalha através dos simbólicos e das. Pré-operatório ou Simbólico ou Indutivo : 2 aos 7 anos, instrumental básica há o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização. Período Operatório Concreto: 7 aos 11 aos, construção das operações as possibilidades intelectuais do período. Período Operatório Lógico Formal ou Abstrato: dos 12 aos 16 anos em diante, em que acaba a construção de estruturas intelectuais Já para Vygotsky, a aprendizagem: está em função da comunicação e do desenvolvimento.