quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

O MENINO NEGRO NÃO ENTROU NA RODA 2018

Reflexão do poeta de Angola Geraldo Bessa Victor (1917-1990), hoje fazendo estágio supervisionado percebo o quão é importante sobre as ações afirmativas. No mês se novembro sobre a semana de consicência negra recebemos para uma roda de conversa com pessoas ilustres: escritor Werley Oliveira, autor do livro "Ilustres afrodescendentes da História do Brasil (descobri que fez parte do corpo médico de Napoleão o médico brasileiro afrodescendente Caetano Lopes de Moura) , o multiartista Brenilsio Maria de Jesus, autor do longa "A lenda da Pedra de Cruz no Cocão", Rangel músico baiano e a professora Ana Cristina. Com tamboreiros, cânticos africanos, danças, comidas tipicas. 
Percebi que lá em 2015 quando postei o poema, faltou algo a mais para enriquecer o poema. Mais concretude e autonomia na escrita. 








<https://deborasilvaufrgs.blogspot.com/2015/07/o-menino-negro-nao-entrou-na-roda.html>

Ensinar exige pesquisa 2018


   Fazendo uma reflexão sobre a primeira postagem sobre pesquisa e curiosidade do educando e educador no ensinar e aprender a (re)aprender. Hoje, tenho consciência que as relações entre as matérias foram consolidadas e solidificadas com o decorrer dos semestres, contudo as ações pedagógicas só se efetivam quando a gestão escolar assim as deixa.



<https://deborasilvaufrgs.blogspot.com/2015/07/ensinar-exige-pesquisa.html>