domingo, 14 de maio de 2017

Reflexão aulas

Após as aulas de Projeto Pedagógico em Ação comecei a rever sobre o meu método de ministrar as aulas de artes, pois este ano estou com 2 turmas do 2º ano do ensino médio.Refletindo como poderia sair do plano de ensino e como começaria os projetos de aprendizagens, já que o projeto de aprendizagem vem colaborar com a aprendizagem autônoma do aluno por isso serei colaboradora orientadora desta aprendizagem, mas com um olhar atento e responsável, pois assim estarei pensando nas novas concepções de ensino sem sair dos conteúdos nas aulas de artes.

Primeiro eu perguntei, se eles queriam seguir o programa de artes ou algo inovador foi unanime que eles queriam algo inovador. No segundo momento pedi a eles que escrevessem que eles mais gostavam e o que queriam estudar. Surgiu todo tipo de assunto, fotografia, baleia azul, dança japonesa, jogos virtuais, violência contra mulher, hip hop, grafite. No terceiro momento eu falei que eles iriam fazer as aulas apresentando os assuntos que eles solicitaram que iríamos ter uma conversa sobre todos os temas pesquisados. Estamos ainda em construção das aulas e diálogo sobre como apresentar e o que apresentar, pois estou orientando-os qual seria a fonte mais adequada de procura.














Reflexão apresentação de trabalho

Está semana um aluno do 1º ano do ensino médio passou mal, pois teria que apresentar um trabalho para os colegas. Percebi que ele estava muito ansioso e lembrei-me do trabalho de psicologia sobre ansiedade, os sintomas dele eram os que eu havia estudado.
https://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2
Perguntei se ele estava sentido inquietação, irritabilidade, tensão muscular, inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele e sensações de “branco” na mente. Ele disse que sim! Pedi a ele que fosse caminhar um pouco para passar a sensação ruim que ele estava tendo, que depois veríamos sobre o trabalho.

Infelizmente naquele dia ele na conseguiu apresentar o trabalho solicitei que entregasse a parte escrita, agora percebo que tenho que estudar mais e mais para auxiliar e saber como agir diante das diversas situações que aparecem na sala de aula.

Reflexão trabalho alunos

Numa das aulas de artes com o 2º na do ensino médio solicitei que os alunos fizessem desenhos no papel pardo com lápis grafite, pois está no plano de ensino da escola desenhos que expressem o cotidiano do aluno. Então solicitei a eles para desenharem a escola que eles têm para a escola que eles querem.
Foi extremamente gratificante porque através dos desenhos percebi os anseios, desejos, pedidos. Alguns dos desenhos: fome de saber (pouca merenda na escola, mais falta de professores), os muros da escola (tráfico de drogas através do muro, brigas dentro da escola), e um me chamou muito atenção a aluna pediu para fazer uma folha branca que ela faria um desenho e um poema sobre a quadra da escola na qual não temos, mas a escola foi inaugurada como se tivesse quadra coberta.

Zabala corrobora com os planos e projetos na escola ” Su perspectiva se centra exclusivamente en el alumno y en sus necesidades educativas. Así pues, estas necesidades educativas serán las que obligarán a utilizar contenidos disciplinares y no a la inversa. Pág.148.

O projeto de ensino é aquele que o professor executa e consiste na organização e ação e está no componente curricular, no qual já tem um tema pré-estabelecido. 
Referências

Zabala, Antoni. A prática educativa: como ensinar