Após as aulas de Projeto
Pedagógico em Ação comecei a rever sobre o meu método de ministrar as aulas de
artes, pois este ano estou com 2 turmas do 2º ano do ensino médio.Refletindo
como poderia sair do plano de ensino e como começaria os projetos de
aprendizagens, já que o projeto de aprendizagem vem colaborar com a
aprendizagem autônoma do aluno por isso serei colaboradora orientadora desta
aprendizagem, mas com um olhar atento e responsável, pois assim estarei
pensando nas novas concepções de ensino sem sair dos conteúdos nas aulas de
artes.
Primeiro eu perguntei, se
eles queriam seguir o programa de artes ou algo inovador foi unanime que eles
queriam algo inovador. No segundo momento pedi a eles que escrevessem que eles
mais gostavam e o que queriam estudar. Surgiu todo tipo de assunto, fotografia,
baleia azul, dança japonesa, jogos virtuais, violência contra mulher, hip hop,
grafite. No terceiro momento eu falei que eles iriam fazer as aulas
apresentando os assuntos que eles solicitaram que iríamos ter uma conversa
sobre todos os temas pesquisados. Estamos ainda em construção das aulas e
diálogo sobre como apresentar e o que apresentar, pois estou orientando-os qual
seria a fonte mais adequada de procura.