Numa das aulas de artes com
o 2º na do ensino médio solicitei que os alunos fizessem desenhos no papel
pardo com lápis grafite, pois está no plano de ensino da escola desenhos que
expressem o cotidiano do aluno. Então solicitei a eles para desenharem a escola
que eles têm para a escola que eles querem.
Foi extremamente
gratificante porque através dos desenhos percebi os anseios, desejos, pedidos. Alguns dos desenhos: fome de saber (pouca merenda na escola, mais falta de professores), os muros da escola (tráfico de drogas através do muro, brigas dentro da escola), e um me chamou muito atenção a aluna pediu para fazer uma folha branca que ela faria um desenho e um poema sobre a quadra da escola na qual não temos, mas a escola foi inaugurada como se tivesse quadra coberta.
Zabala corrobora com os
planos e projetos na escola ” Su perspectiva se centra exclusivamente
en el alumno y en sus necesidades educativas. Así pues, estas necesidades
educativas serán las que obligarán a utilizar contenidos disciplinares y no a
la inversa. Pág.148.
O projeto de ensino é aquele
que o professor executa e consiste na organização e ação e está no componente
curricular, no qual já tem um tema pré-estabelecido.
Referências
Zabala, Antoni. A prática educativa: como
ensinar