sábado, 1 de julho de 2017

Ensino...

Relendo os textos faço o seguinte questionamento sujeito dos processos educativos é o homem? em sua inteireza (mente, corpo, relações, historicidade...) ? Neste sentido precisa-se pensar que sua educação/desenvolvimento não está somente subordinada às leis da sociedade capitalista, que sua adaptabilidade e funcionalidade, não estão somente atreladas aos treinamentos, mas, sobretudo ao seu contexto histórico.
https://www.google.com.br/search?q=ensino

Quem sabe possamos encontrar respostas ou compreensão para o momento educativo que estamos vivenciando em nossas escolas, como um momento de falta de sintonia ou sincronia entre alunos e professores. Professores que dão alguns passos no uso da tecnologia no âmbito privado, mas que  apresentam grande receio e resistência em sua utilização no desenvolvimento da atividade docente. Parece que não estamos conseguindo sair de um papel de tradutor do conhecimento, ou seja, o de fonte de saberes, para o de curador, ou mediador, orientando pesquisas e provocando o debate.

Desta forma, em um tempo de mudanças muito rápidas, torna-se fundamental o encontro de aprendizagem, tempo de garantias de direitos, de acesso de uma grande massa de juventude ao ensino, e também de grandes incertezas ou complexidade de quem é o trabalhador que o Brasil precisa talvez o grande passo seja desfocar da mercantilização do homem, voltar o olhar na grandeza do encontro e desenvolvimento da pessoa, para que cada uma possa dar conta do seu existir e contribuir com a sociedade do seu tempo.