sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Infâncias

Infâncias ministrada pela professora Fabiana Marcelo, a infância é um universo bastante distinto. Que se entende, ou melhor, compreende por infância o que se produz dela através da cultura. Existem várias formas de se viver as infâncias a que advém do produto cultural e ou social. Com o passar dos anos a palavra infância foi delineando-se em diversos campos, hoje há inúmeras infâncias que se transformam a todo instante.

Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (1996), a criança é dotada de direitos que merece respeito e dignidade, deve ser preservada sua integridade física e emocional. Então o conceito de infância muda conforme a cultura, meio social e até tempo histórico.

Fonte https://catraquinha.catracalivre.com.br/brasil/tag/projeto-infancias/

Um comentário:

  1. Boa síntese da questão das questões relacionadas à definição da infância. Você tem grande facilidade em resumir, analisar, compreender a relação entre os conteúdos, e escreve bem.
    Para mim, foi novidade compreender os diferentes pontos de vista sobre a ideia de infância, desde a época medieval e moderna, quando sequer era compreendida como uma fase da vida específica, até a complexidade do desenvolvimento infantil como se conhece um pouco mais hoje, a ponto de haver uma interdisciplina no curso chamada "infâncias" no plural, e não "infância". E muito ainda falta para que as crianças tenham no sistema educacional um ambiente realmente adequado ao seu pleno desenvolvimento.
    Bem, registrei acima uma breve reflexão pessoal sobre o tema da infância. Você deve aproveitar esse espaço do blog para registrar reflexões suas também, não se restrinja a apresentar conteúdos estudados, pois, por mais que sejam interessantes, eles fazem muito mais sentido neste blog quando articulados com o seu processo de construção do conhecimento, as suas reflexões.

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