Infâncias ministrada
pela professora Fabiana Marcelo, a infância é um universo bastante distinto.
Que se entende, ou melhor, compreende por infância o que se produz dela através
da cultura. Existem várias formas de se viver as infâncias a que advém do
produto cultural e ou social. Com o passar dos anos a palavra infância foi
delineando-se em diversos campos, hoje há inúmeras infâncias que se transformam
a todo instante.
Conforme o Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA) (1996), a criança é dotada de direitos que merece respeito e
dignidade, deve ser preservada sua integridade física e emocional. Então o
conceito de infância muda conforme a cultura, meio social e até tempo
histórico.
Boa síntese da questão das questões relacionadas à definição da infância. Você tem grande facilidade em resumir, analisar, compreender a relação entre os conteúdos, e escreve bem.
ResponderExcluirPara mim, foi novidade compreender os diferentes pontos de vista sobre a ideia de infância, desde a época medieval e moderna, quando sequer era compreendida como uma fase da vida específica, até a complexidade do desenvolvimento infantil como se conhece um pouco mais hoje, a ponto de haver uma interdisciplina no curso chamada "infâncias" no plural, e não "infância". E muito ainda falta para que as crianças tenham no sistema educacional um ambiente realmente adequado ao seu pleno desenvolvimento.
Bem, registrei acima uma breve reflexão pessoal sobre o tema da infância. Você deve aproveitar esse espaço do blog para registrar reflexões suas também, não se restrinja a apresentar conteúdos estudados, pois, por mais que sejam interessantes, eles fazem muito mais sentido neste blog quando articulados com o seu processo de construção do conhecimento, as suas reflexões.