domingo, 24 de abril de 2016

Jogos

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Exemplos de jogos 
Jogos de exercício: (0 a 2 anos) ações com um objeto período sensório-motor. Exemplos: Esconde e mostra, tapa e esconde objeto. “achei”
 Jogos simbólicos: (2 a 7 anos) é na utilização de símbolos ou imitação para com as brincadeiras. Imita o mundo adulto.
Exemplos: Quando a criança fica fantasiada ou brinca de uma profissão, dança ao som de uma música, carrinhos, bonecas.
 Jogos de regras: (A partir dos 7 anos) jogos de regras.

Exemplos: jogo educativo pular amarelinha e jogo de cartas. 

O brincar nesse período torna-se a principal atividade da criança, pois através dele a mesma irá desenvolver sua aprendizagem construindo um paralelo com a realidade que a cerca. Então o brincar é a atividade própria da criança, cheia de sentido para ela, através da qual consegue desenvolver suas capacidades de adaptação e de interação, conquistando assim sua autonomia.
Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo da criança ocorre por meio dos estágios sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. O estágio pré-operatório é denominado pelo autor como a fase em que surgem as condutas de representação ou manifestações da função simbólica. A função simbólica consiste na capacidade que a criança adquire de diferenciar significantes e significados. Por meio de suas manifestações, a criança torna-se capaz de representar um significado (objeto, acontecimento) através de um significante diferenciado e apropriado para essa representação. Dessa forma, a criança de dois a sete anos, aproximadamente, passa a contar com a possibilidade de representar as ações, as situações e os fatos da vida dela, ao manifestá-las por meio da construção da imagem mental, imitação diferida, jogo simbólico, linguagem e desenho (condutas de representação). Ao jogar simbolicamente ou imaginar e imitar, a criança cria um mundo em que não existem sanções, coações, normas e regras, provenientes do mundo dos adultos, o que possibilita a ela transformar a realidade com o objetivo de atender as suas necessidades e desejos. Evidencia-se, assim, a importância da função simbólica como um meio que permite à criança expressar seus desejos, conflitos, etc. e adaptar-se gradativamente ao meio em que vive.

2 comentários:

  1. Olá Débora!
    Parabéns!! Estás bem presente em teu blog, realizando sistematicamente as postagens conforme prevê o curso!
    Acredito que somente o exercício permanente nos ajuda a qualificar cada dia mais a habilidade de escrever.
    Tendo em vista a qualificação dos teus registros, destaco a necessidade de apresentar tuas reflexões e posicionamento a respeito do tema de cada postagem. Esta postagem, ficou um pouco confusa para mim, pois inicia com exemplos de tipos de jogos, sem qualquer introdução ao tema. Também, senti falta de relações com tua prática pedagógica, isto é, como e quais tipos de jogos estão presentes em tua sala de aula.
    Abraço,
    Cátia

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  2. Débora, é notável tua preocupação com a teoria e o quanto ela está te fazendo bem. Assim como na postagem anterior, compartilho com a Catia a necessidade de equilibrar a teoria com tuas argumentações e práticas, para assim qualificar ainda mais tuas postagens.

    Katielle
    Tutora Ludicidade

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