domingo, 16 de abril de 2017

Prática e Teoria

https://www.google.com.br/search?q=praticas
Faço uma reflexão sobre as minhas práticas pedagógicas, a mais ou menos três anos na escola onde leciono trabalha com trabalho de conclusão de ensino médio (TCC), no qual o aluno escolhe um professor orientador e um tema no qual o desenvolve. 
Inicialmente achei desafiadora a proposta da escola e ao longo das orientações desenvolvidas vi os resultados de aprendizagem que se diferenciarem. Alguns trabalhos muito bons com conceito satisfatório e outros com conceito restritos pelo fato de plagiarem as pesquisas.
Percebi que esses trabalhos eram diferentes do planos de ensino que eu havia formulado, o aluno tem uma motivação maior quando é ele quem escolhe o tema porque ele explora as suas descobertas e eu como professora sou a coautora e não a autora dessa descoberta.
Logo, fui desafia com o novo e os meus alunos foram desafiados e tornaram-se pesquisadores. A socialização destes trabalhos culminava numa apresentação final cujo resultado é de um processo autônomo e eles aprendem nesse novo processo com novas descobertas e com pesquisas inovadoras.
Hoje, tenho uma satisfação em dizer que eu fiz parte desse aprendizado que me ensinou a aprender a aprender.

Um comentário:

  1. Que belo trabalho realizado e que bom poder encontrar nas disciplinas do PEAD o entrelaçamento com a prática!

    Abraço!
    Tutora Renata B.
    Seminário Integrador V

    ResponderExcluir