Numa das aulas de artes com
o 2º na do ensino médio solicitei que os alunos fizessem desenhos no papel
pardo com lápis grafite, pois está no plano de ensino da escola desenhos que
expressem o cotidiano do aluno. Então solicitei a eles para desenharem a escola
que eles têm para a escola que eles querem.
Foi extremamente
gratificante porque através dos desenhos percebi os anseios, desejos, pedidos. Alguns dos desenhos: fome de saber (pouca merenda na escola, mais falta de professores), os muros da escola (tráfico de drogas através do muro, brigas dentro da escola), e um me chamou muito atenção a aluna pediu para fazer uma folha branca que ela faria um desenho e um poema sobre a quadra da escola na qual não temos, mas a escola foi inaugurada como se tivesse quadra coberta.
Zabala corrobora com os
planos e projetos na escola ” Su perspectiva se centra exclusivamente
en el alumno y en sus necesidades educativas. Así pues, estas necesidades
educativas serán las que obligarán a utilizar contenidos disciplinares y no a
la inversa. Pág.148.
O projeto de ensino é aquele
que o professor executa e consiste na organização e ação e está no componente
curricular, no qual já tem um tema pré-estabelecido.
Referências
Zabala, Antoni. A prática educativa: como
ensinar
Débora, que lindo... Os alunos expressam muito seus sentimentos com essas atividades! Podes explorar muito esses trabalhos...
ResponderExcluirFiz uma pesquisa só com intervenções artísticas com meus alunos, na época, eles no terceiro ano. Foi muito rico, e fizemos muitas descobertas!
Abraços...
Tutora Renata Barcelos