quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Repensando ciências

Disponível em <http://o-ensino-de-ciencias-na-am.blogspot.com.br/2011/03/por-que-ensinar-ciencias-no-ensino.html>
Lendo o texto da autora Russel Teresinha Dutra da Rosa comecei a refletir sobre o estudo de ciências. Quais seriam os processos metodológicos e as problematizações para ensinar ciências? 
Mas afinal o que é ciências? É só a disciplina que estuda os seres vivos animados e inanimados? “Para um ensino de Ciências que considere a natureza dos processos históricos de produção de conhecimentos científicos, é necessário repensar os conteúdos hoje propostos pelos currículos escolares e pelos livros didáticos. Além disso, pelo fato de dispormos de um grande volume de informações novas e que se tornam disponíveis no espaço da mídia, por exemplo, precisamos realizar uma seleção das prioridades” ROSA (1997). Então, não se deve ficar inerte aos livros didáticos e sim valorizar a experiência do aluno já que ela faz parte do processo de ensino-aprendizagem.

Corrobora a autora ROSA (1997), “A ciência é enfocada, nos livros didáticos, geralmente como o produto do trabalho de cientistas geniais e esses produtos são dados como verdades absolutas. Algumas vezes, a ciência também é apresentada como processo, mas nesse caso, como um processo contínuo e cumulativo de descobertas. 
Dessa maneira, a apropriação do conhecimento transforma qualquer realidade e instiga a conhecer cada vez mais os mecanismos disponibilizados não somente o livro didático, mas todo um contexto social. Então a ciência está num processo de constante aprimoramento no qual não há uma verdade que seja totalmente correta e sim pequenas verdades que se aperfeiçoam ao longo do tempo.

Referência: ROSA, Russel Teresinha Dutra. Repensando o ensino de ciências a partir de novas histórias da ciência. In: Ciências na sala de aula. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1997.

2 comentários:

  1. Repensei muito também, inclusive sobre minha prática com essa disciplina na minha sala de aula. ;)

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    1. Não devemos nos calar! o texto do Rubem Alves é bem pertinente também.

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