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Disponível em <http://o-ensino-de-ciencias-na-am.blogspot.com.br/2011/03/por-que-ensinar-ciencias-no-ensino.html> |
Lendo o texto da autora Russel Teresinha Dutra da Rosa comecei
a refletir sobre o estudo de ciências. Quais seriam os processos metodológicos e
as problematizações para ensinar ciências?
Mas afinal o que é ciências? É só a
disciplina que estuda os seres vivos animados e inanimados? “Para um ensino de
Ciências que considere a natureza dos processos históricos de produção de
conhecimentos científicos, é necessário repensar os conteúdos hoje propostos
pelos currículos escolares e pelos livros didáticos. Além disso, pelo fato de
dispormos de um grande volume de informações novas e que se tornam disponíveis
no espaço da mídia, por exemplo, precisamos realizar uma seleção das
prioridades” ROSA (1997). Então, não se deve ficar inerte aos livros didáticos
e sim valorizar a experiência do aluno já que ela faz parte do processo de
ensino-aprendizagem.
Corrobora a autora ROSA (1997), “A ciência é
enfocada, nos livros didáticos, geralmente como o produto do trabalho de
cientistas geniais e esses produtos são dados como verdades absolutas. Algumas
vezes, a ciência também é apresentada como processo, mas nesse caso, como um
processo contínuo e cumulativo de descobertas.
Dessa maneira, a apropriação do conhecimento transforma qualquer realidade e instiga a conhecer cada vez mais os mecanismos disponibilizados não somente o livro didático, mas todo um contexto social. Então a ciência está num processo de constante aprimoramento no qual não há uma verdade que seja totalmente correta e sim pequenas verdades que se aperfeiçoam ao longo do tempo.
Referência: ROSA, Russel Teresinha Dutra. Repensando o ensino de ciências a partir de novas histórias da ciência. In: Ciências na sala de aula. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1997.
Repensei muito também, inclusive sobre minha prática com essa disciplina na minha sala de aula. ;)
ResponderExcluirNão devemos nos calar! o texto do Rubem Alves é bem pertinente também.
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