Quando falamos em democracia e seus elementos
escolares como eleições de diretores, COM, CE e toda a aplicação dos recursos
financeiros destinados à escola, devemos verificar quem são os participantes e
quem esta opinando e fiscalizando as.
Martins (1994, p. 22)
define a administração como “processo de planejar para organizar, dirigir e controlar
recursos humanos, materiais, financeiros e informacionais, visando à realização
de objetivos”.
Se não houver quem opine ou fiscalize não é
um processo democrático na gestão escolar, mas será que a comunidade escolar está
preparada para tal democracia? Com tantas regras no qual não se pode tudo,
sabemos que o processo é lento, todavia acredita-se que a democratização vem a
corroborar com o ideal de participação e a vontade de fazer uma escola idealizada,
no instante que abrange a diversidade da sociedade e seus objetivos.
Nesse sentido,
administrar uma escola não se resume à aplicação dos métodos, das técnicas e
dos princípios utilizados nas empresas, devido à sua especificidade e aos fins
a serem alcançados. Nesse contexto, Paro (1996, p. 7) sinaliza que, se
considerarmos que a administração implica a “utilização racional de recursos,
para a realização de fins determinados”, a administração da escola “exige a
permanente impregnação de seus fins pedagógicos na forma de alcançá-los”.
Traz assim, uma visão para meio escolar com a
sua realidade. Contudo, não se deve negar que este é um processo em construção
e reconstrução, no qual ganha notoriedade e espaço. Democratizar é reunir
opiniões para dividir dever e responsabilidades nas decisões com toda uma
comunidade escolar.
Referências
João Ferreira de Oliveira – UFG, Karine Nunes
de Moraes – UFG, Luiz Fernandes Dourado – UFG -Políticas e Gestão na Educação
Débora, me parece que ainda há muito a aprender e ensinar sobre democracia para todos... Ótimo relato que nos faz pensar sobre o quanto, não damos continuidade para os processos. Democracia é participação, não só nas decisões!
ResponderExcluirAbraços!
Tutora Renata Barcelos